<-- Inicio Active -->
diogo-melo-harmonizacao-orofacial

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

 

Para Alavancar ainda mais os Resultados
dos seus pacientes e do seu Consultório.

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

Como tratar o músculo frontal, levantar a sobrancelha com Toxina Botulínica?

Muitos profissionais da saúde me perguntam sobre as técnicas para LEVANTAR A SOBRANCELHA, neste artigo dou algumas dicas de como deixar a sobrancelha mais SEXY.

Veja o vídeo também.

A toxina botulínica tipo A é uma alternativa promissora no tratamento e prevenção das rugas dinâmicas do terço superior da face. A toxina botulínica do tipo A é uma substância neurotóxica em atual destaque, devido a sua eficácia em aplicações estéticas terapêuticas, preventivas e corretivas, não cirúrgicas, com rara resposta imunológica, com relação às rugas dinâmicas. Estas são produzidas em termos gerais por contrações repetitivas dos músculos faciais e pelo envelhecimento do tegumento, isto é a pele humana, através de um mecanismo de ação eficiente, minimamente invasivo, trazendo benefícios reais, dentro de expectativas também reais.

Segundo Ferreira (2009) e colaboradores em 110 pacientes que receberam aplicação de TXB-A para tratamento de rugas de expressão do terço superior da face, foram reportados resultados excelentes, muito bons e bons por 87,4% dos pacientes no intervalo de 3 a 6 meses. Alguns pacientes foram submetidos à eletromiografia antes e depois das aplicações comprovando com eficiência a clivagem da snap-25 das unidades motoras funcionais nos músculos da face e a posterior recuperação dos mesmos entre 4 a 6 meses.

É frequente no primeiro tratamento de rugas da testa, no músculo frontal, a TXB-A aplicada resultar em assimetria fazendo-se necessário avisar o paciente da necessidade de  reavaliação e possível reaplicação nas rugas frontais. A aplicação de reavaliação deve ser feita 2 cm acima da pálpebra para evitar o risco de ocorrer a ptose palpebral com no máximo 15 dias após a aplicação inicial.

A neurotoxina TXB-A, tem sido frequentemente utilizada no tratamento de rugas dinâmicas, visando a melhoria do aspecto facial, e objetivando uma expressão facial mais suave, descansada, ou até mesmo mais jovial. Importa cuidar que o paciente seja corretamente informado e orientado com relação aos procedimentos e resultados, pois por vezes as expectativas são muito altas, acima das perspectivas reais.

Principalmente quando conversamos sobre o arqueamento da sobrancelha, tendo em vista que vamos atuar no músculo frontal, relaxando o centro e deixando ativo as extremidades ativas, por isso propor o tratamento em 2 momentos clínicos, a primeira consulta de aplicação e a segunda de reavaliação para equilibrar o tônus muscular, temos centenas de técnicas descritas em artigos científicos na net explicando sobre arqueamento, cada profissional vai utilizar a que mais se adequa.

É fundamental também avaliar o suporte de base óssea do osso frontal, e região lateral de tempora, perda de margem de órbita superior do osso frontal e processo zigomático do osso frontal, essa anatomia óssea da suporte a sobrancelha, fica difícil reanatomizar sem suporte ósseo, muitas vezes temos de associar o uso de gel preenchedor à base de ácido hialurônico para ter real equilíbrio e complementar o trabalho de harmonização orofacial.

Claro que devemos também avaliar e aplicar a toxina botulínica nos músculos corrugadores do supercílio, prócero, fibras laterais do orbicular dos olhos e músculo nasal, tendo em vista que estes músculos têm as fibras interligadas entre si, e precisamos devolver o máximo de equilíbrio muscular ao paciente para ter o relaxamento de deixar ativo a porção lateral do músculo frontal.

 



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


BUSCA NO BLOG

foto-diogo-melo-blog

Dr. Diogo Melo

Professor do Instituto Famma em São Paulo, Cirurgião Dentista CRO-MT 4365, Coordenador do Curso de Harmonização Orofacial e Capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Fios de Sustentação e Peeling Químico. Ministrado em São Paulo e Cuiabá.

ASSUNTOS DO BLOG

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

diogo-melo-harmonizacao-orofacial-2