<-- Inicio Active -->
diogo-melo-harmonizacao-orofacial

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

 

Para Alavancar ainda mais os Resultados
dos seus pacientes e do seu Consultório.

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

Como relaxar o músculo depressor da ponta do Nariz usando Toxina Botulínica?

Olá

Uma duvida muito frequente dos alunos e dos amigo da saúde, é se da para levantar o nariz usando a toxina botulínica? eu digo que sim, temos basicamente que entendera ação de 3 grupos musculares que influenciam na postura do nariz: o músculo depressor nasal ou depressor da ponta do nariz, levantador do lábio superior e asa do nariz e músculo nasal, entender o uso do botox (toxina botulinica) e preenchimento facial é muito importante para fazer o diagnostico e planejamento do tratamento.

Musculo depressor da ponta do nariz: Tem origem na fossa incisiva da maxila, inserção no septo e na parte dorsal da asa do nariz, inervação pelos ramos bucais do nervo facial e tem ação de tracionar para baixo as asas do nariz, estreitando as narinas, e abaixando a ponta do nariz, dando a sensação de queda, (foto 01).

ação do musculo depressor do septo nasal

Fig 01 – Ação do músculo depressor do septo nasal (imagem disponível online)

Músculo Nasal (transverso do nariz): tem origem na porção transversal – Maxila, acima e lateralmente à fossa incisiva, porção alar – Asa do nariz com inserção porção transversal no dorso do nariz e porção Alar nas Imediações do ápice do nariz,sua inervação se da pelos ramos bucais do nervo facial e tem a ação de fazer a dilatação do nariz. por este motivo alguns pacientes relatam que tem o nariz gordo, espesso, quando relaxado com toxina ele deixa de comprimir dando a sensação de um nariz mais fino e delgado. (fig 02)

Porção alar e transveresaldo músculo nasal (imagem disponível na internet)

fig 02 – Porção alar e transveresaldo músculo nasal (imagem disponível na internet)

Músculo levantador do lábio superior e asa do nariz: tem origem no processo frontal da maxila a sua inserção se divide em dois fascículos; um se insere na cartilagem alar maior e na pele do nariz e o outro se prolonga no lábio superior, a inervação é feita pelos ramos bucais do nervo facial, e a sua ação é dilatar a narina e levantar o lábio superior.

O mais importante neste momento quando pensamos em nariz é o ventre da asa do nariz que uma vez em ação contraindo dilata a narina para posterior, e é ai que devemos entrar com a toxina, mas com muito cuidado para não interferir na dinâmica da porção do levantador do lábio superior, para não ter intercorrência de assimetria no sorriso.  fig03.

fig 03 - não devemos injetar medicamento neste ventre muscular para não causar assimetria.

fig 03 – não devemos injetar medicamento neste ventre muscular para não causar assimetria.

Assista o vídeo para tirar algumas duvidas e entender melhor como aplicar a toxina nos pacientes:



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


BUSCA NO BLOG

foto-diogo-melo-blog

Dr. Diogo Melo

Professor do Instituto Famma em São Paulo, Cirurgião Dentista CRO-MT 4365, Coordenador do Curso de Harmonização Orofacial e Capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Fios de Sustentação e Peeling Químico. Ministrado em São Paulo e Cuiabá.

ASSUNTOS DO BLOG

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

diogo-melo-harmonizacao-orofacial-2