<-- Inicio Active -->
diogo-melo-harmonizacao-orofacial

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

 

Para Alavancar ainda mais os Resultados
dos seus pacientes e do seu Consultório.

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

De vilã a estrela da Odontologia…

de_vila_a_estrela_da_odontologia3

Os consultórios do dentista já não tratam apenas de dentes, dores de dentes e boca. Já contam com uma nova alternativa de tratamento altamente benéfica que está significando mudança de paradigma para muitos. Seu efeito é tido como um presente para profissionais e pacientes, tal o resultado que gera para ambos. Mas o mais interessante é que ainda está assustando o profissional da área.

E não é para menos. Trata-se do uso de uma substância natural, anteriormente considerada apenas uma das mais letais conhecidas na natureza: a toxina botulínica – potente neurotoxina. Hoje se descobriu seu potencial terapêutico e vem sendo utilizada para o tratamento de enfermidades neurológicas, oftálmicas e odontológicas. Os poucos meses de aplicação neste formato ainda causa resistência. Pudera. Não havia a liberação do CNO e seu uso se mantinha a distância.

Os Resultados comprovados eliminam os receios

Enquanto isso ocorre em muitos consultórios de dentistas, simplesmente a toxina passou a representar uma forma ideal em tratamento de saúde e outra fonte de renda significativa para eles. Ainda continua gerando novas possibilidades para uso futuro, tanto que a questão já está em pauta em congressos científicos e conta com o aval de quem já pratica seu uso como rotina, apesar de ainda assustar alguns poucos.

Note-se que a favor deste profissional está seu alto conhecimento sobre as estruturas de cabeça e pescoço, resultando sua capacidade de mestre em tratar patologias da face e da cavidade oral de forma conservadora e segura com a aplicação da toxina botulínica. Somente precisa possuir treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização.

É preciso estar ciente que na área da odontologia ela possui seu espaço cada vez maior.  Oferece segurança total e tem poucas contra indicações. Age bloqueando a liberação de um químico chamado acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordem para se movimentar, o tecido relaxa, aliviando a tensão dos músculos na região da aplicação, assim, se houver dor muscular, estas vão embora pelo tempo que perdurar o efeito (em torno de 4 a 6 meses), há um restabelecimento gradual da transmissão neuromuscular e um retorno da função muscular normal.

Hoje um dos seus mais destacados usos é como combate ao bruxismo – afeta cerca de 30% dos brasileiros e se caracteriza pelo ranger de dentes durante o sono. Ao aplicar a toxina no masseter, um dos músculos da face, a tensão diminui. Neste caso é necessário avaliar uma associação ao tratamento, pois quando o efeito do medicamento cessa, se os aspectos psicológicos não forem tratados, a doença pode regressar. O cirurgião-dentista deve analisar o paciente como um todo, para melhor diagnosticá-lo e indicar a melhor alternativa de tratamento, que pode ser a toxina botulínica.

Além deste, a aplicação da toxina no consultório odontológica envolve tratamento para cefaléia tensional, disfunção  temporomandibular (DTM), dor orofacial, bruxismo, sorriso gengival, queilite angular, sorriso assimétrico, hipertrofia de masseter, pós operatório de cirurgias periodontais e de implantes e também na sialorréia.

Ainda que não tenha sido demonstrado resultado mensurável nas dores de cabeça e enxaqueca tensional, pesquisas já alertam como solução promissora para estes casos quando crônicos. Os pacientes foram randomizados para receber injeções de toxina botulínica ou placebo nos músculos da cabeça e pescoço. Houve reduções estatisticamente significantes em vários sintomas de dores de cabeça (frequência diária, severidade e duração da dor de cabeça) e melhora na qualidade de vida.

E por falar em qualidade de vida, o uso para atenuar problemas de assimetria facial é altamente promissor na vida dos pacientes. Apesar de não existir face que seja perfeitamente simétrica, pode ser considerada assimétrica aquela em que exista uma desarmonia perceptível. Assim, pode-se detectar a origem em processos patológicos, lesões encefálicas, traumatismos, derrames cerebrais, paralisias faciais, dentre outras patologias.

Sempre que músculo não receber a mensagem para contrair e relaxar, a pele ganha um aspecto mais sereno. O que significa menos dor. Que fantástico isso será ao paciente, além de contribuir para um sorriso mais harmônico.

O uso da toxina botulínica e sua aplicação na terapêutica odontológica tem sido objeto de cursos ministrados pelo cirurgião dentista Wilson Carlos Mendes e Diogo Melo que, atuando no ramo há mais de 09 (nove) anos, já somam mais de 98 cursos realizados, ministrados em varias partes do Brasil. Veja agenda

[magicactionbox id=”207″]

Contraindicações da Toxina Botulínica

Poucos são casos onde não deve ser indicado. Gestantes e lactantes (lactante somente para 2 marcas de toxina) , ou quem fez uso recente de anti-inflamatórios. Está neste rol indivíduos que receberam nos últimos quatro meses a vacina antitetânica e pessoas que sofrem de depressão.

As toxinas são substancias reversíveis, para se evitar qualquer tipo de rejeição ou complicação. Esse aspecto contribui muito para a segurança do profissional que está iniciando a atuar na área de Toxina Botulínica. Por outro lado, significa que a necessidade de retoque no espaço de tempo entre seis a oito meses, dependendo do caso.

Podemos observar os resultados de 24 horas a 15 dias após a aplicação e pico máximo de ação com três meses, após esse período teremos a perda gradativa.



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


BUSCA NO BLOG

foto-diogo-melo-blog

Dr. Diogo Melo

Professor do Instituto Famma em São Paulo, Cirurgião Dentista CRO-MT 4365, Coordenador do Curso de Harmonização Orofacial e Capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Fios de Sustentação e Peeling Químico. Ministrado em São Paulo e Cuiabá.

ASSUNTOS DO BLOG

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

diogo-melo-harmonizacao-orofacial-2