fbpx

Qual é a diferença entre Bioplastia e Volumetria?

Certamente, ambas propõe a melhoria ou alteração de fatores estruturais da face, com o auxílio de produtos como o Gel de Ácido Hialurônico.

Conheça as diferenças, os benefícios e os cuidados fundamentais que envolvem essas maravilhas do Preenchimento Facial.

Sobre Preenchimento Facial

O Preenchimento Facial tem a função de trazer volume e hidratação à face, além de mascarar cicatrizes ou rugas, amenizar sinais de envelhecimento, vincos estáticos e realçar os traços de juventude.

As técnicas de preenchimento surgiram devido à grande procura dos pacientes por procedimentos de rápida recuperação e que possibilitem retorno rápido às atividades habituais.

E o melhor de tudo:

Que tragam sinais de rejuvenescimento com naturalidade e custo reduzido em comparação às cirurgias plásticas.

O que é necessário observar

Primeiramente, avalie a assimetria da face do paciente:

É crucial avaliar todas as imperfeições e assimetrias anatômicas, desde vincos estáticos, rugas dinâmicas, pigmentação da derme, entre outros fatores.

Da mesma forma, é importante ouvir as queixas do paciente, para estabelecer um plano de tratamento efetivo e que encaixe na realidade financeira dele.

A face é constituída por base óssea, musculatura, zonas compartimentais de gordura e derme, então é fundamental dominar anatomia facial, antes de trabalhar na estrutura que deseja reconstruir.

Saber distinguir entre o que é volumetria e bioplastia ajuda a diagnosticar, planejar, e explicar ao paciente o real problema que corresponde ao caso dele.

O que é Bioplastia?

A bioplastia é basicamente o controle dos tecidos moles da face, que através da retroinjeção de produtos sob a pele (diretamente nas camadas da derme), promove melhorias substanciais ao rosto do paciente.

Com a idade, a quantidade de ácido hialurônico natural presente na pele diminui, favorecendo o processo de envelhecimento.

Então, surge a necessidade de uso dos preenchedores de AH, para tratar linhas e rugas superficiais, sulcos, linhas verticais nos lábios, linhas peribucais, rugas perioculares, preenchimento de olheiras e até correção de cicatrizes.

O sucesso dos tratamentos de preenchimento com ácido hialurônico, está diretamente relacionado à densidade do produto escolhido e a técnica utilizada para a realização do procedimento.

O gel de ácido hialurônico precisa ser de fácil aplicação e apresentar partículas menores, tornando o produto mais suave, para ser usado superficialmente na derme, obtendo assim resultados mais naturais e harmônicos.

O que é Volumetria?

Volumetria é a reconstrução do contorno ósseo e das zonas compartimentais de gordura da face.

Ou seja, é possível devolver volume tecidual às formas do rosto, estimular novo colágeno (Neocolagênese) e preencher a perda de gordura.

A perda de volume resultante do remodelamento ósseo, da perda e do reposicionamento da gordura facial são considerados sinais de envelhecimento.

Na volumetria o uso de medicamentos com alta reticulação e alto cross link, é necessário para aumento da vida útil do volume gerado pelo procedimento.

Géis preenchedores superficiais, médios e profundos não possuem características físicas suficientes de suporte à força tecidual de compressão, e são perdidos em curto espaço de tempo.

Portanto, não devem ser usados e a preferência se dá para géis volumizadores, que expandem e se adaptam, para a conquista de resultados realmente duradouros e satisfatórios.

É imprescindível pontuar que, para procedimentos de volumetria, o gel volumizador não pode ficar na derme pois deve ser entregue a nível de periósteo, em forma de bolus.

Em resumo

O profissional de Harmonização Facial usará materiais distintos para funções distintas, em cada uma das duas técnicas que abordamos nesta publicação, a favor da reconstrução anatômica da face.

Certamente tanto a Bioplastia quanto a Volumetria, são técnicas de baixo risco, devem ser realizadas por profissionais habilitados e em ambiente estéril.

Até mais,
Diogo Melo.

Deixe seu comentário

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!