<-- Inicio Active -->
diogo-melo-harmonizacao-orofacial

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

 

Para Alavancar ainda mais os Resultados
dos seus pacientes e do seu Consultório.

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

Erro de Diagnóstico na região do Orbicular dos olhos

Outro dia uma profissional da área da saúde me perguntou: – “estou fazendo um tratamento na região do músculo orbicular dos olhos e não estou conseguindo resultado satisfatório, o que posso fazer?”.

Na região do Músculo Orbicular dos Olhos temos que dar bastante atenção se o paciente é hipercinético, como está o volume ósseo da face e também a qualidade da pele.

Por muitas vezes Os profissionais não conseguem um bom resultado devido ao equívoco na hora de realizar o diagnóstico da região, esquecem de alguns fatores importantes que podem levar ao sucesso ou insucesso. Por isso gravei um vídeo esclarecendo melhor alguns pontos muito importantes, espero poder ajudar.

A correção das rugas de expressão não representa somente uma questão estética ou de vaidade, mas de melhora da autoestima. Muitas pessoas, por terem expressões carregadas, sofrem com discriminação, intolerância e isolamento social. Para estas pessoas o tratamento não representa beleza, mas uma porta para a integração social. Alguns indivíduos que procuram tratamento estético sofrem com a vergonha da sua aparência e com o consequente isolamento.

Outros ainda veem nos tratamentos a possibilidade de reconstruírem a anatomia perdida ao longo do tempo e terem novamente características de jovialidade, compatível com o seu estado de saúde e com as suas necessidades profissionais, pois vivemos em um mundo onde não só a capacidade, mas também a aparência e a idade, contam muito.

As rugas dinâmicas, que se desenvolvem a partir da atividade muscular ligada à mímica, constituem componente importante do envelhecimento facial, ao lado do foto envelhecimento, da flacidez cutânea e das alterações do volume provocadas pela reabsorção óssea e do tecido subcutâneo.

As rugas palpebrais dinâmicas constituem queixas muito frequentes dos pacientes. São causadas principalmente pela hiperatividade do músculo orbicular da pálpebra, que pode ter a sua contração eficientemente prevenida a partir da utilização da toxina botulínica.

O músculo orbicular dos olhos é circular, com a maioria de suas inserções em tecidos moles, funcionando como esfíncter. Tem origem quase todo cutâneo; ligamentos palpebrais; lacrimal e maxila; Inserção nas pálpebras e pele periorbital; função de fechar as pálpebras e a comprime contra o olho, sugestão de dose: 1 a 2U por ponto de aplicação, podendo ser em uma linha ou duas linhas de marcação de acordo com a extensão.

Porém devemos tomar muito cuidado, a agulha deve apenas passar a derme e entregar o fármaco, não devemos aprofundar a agulha, com risco de causar uma assimetria de tônus do músculo orbicular dos olhos, gerando ao paciente a sensação de ptose e/ou por muitas vezes gerando a dificuldade de oclusão das pálpebras: acontece em aplicações com doses muito altas sobre o músculo orbicular. Evita-se esta complicação respeitando-se a distância de 1cm da borda da pálpebra durante a aplicação. outra complicação comum é “seguir” as rugas de expressão dinâmica até terço médio de face, a toxina pode relaxar os músculos risório e/ou bucinador, levando a redução do corredor bucal.

Observar o contorno ósseo é muito importante, por muitas vezes o profissional tenta apenas resolver o problema em tecido mole e não se atenta a perda volumétrica óssea, que em muitos casos deve ser reconstruída com técnicas de preenchimento facial e/ou volumetria.

Att. Diogo Melo



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


BUSCA NO BLOG

foto-diogo-melo-blog

Dr. Diogo Melo

Professor do Instituto Famma em São Paulo, Cirurgião Dentista CRO-MT 4365, Coordenador do Curso de Harmonização Orofacial e Capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Fios de Sustentação e Peeling Químico. Ministrado em São Paulo e Cuiabá.

ASSUNTOS DO BLOG

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

diogo-melo-harmonizacao-orofacial-2