fbpx

O que é o Aqualift?

Você conhece, já ouviu falar ou sabe para que serve o Aqualift na harmonização orofacial?

Ele faz parte da categoria dos preenchedores de longa duração absorvíveis e já foi muito usado em procedimentos estéticos faciais e corporais.

Esteve envolvido em polêmicas mas também fez muito sucesso anos atrás, quando virou febre e ganhou o mercado pelo melhor custo benefício comparado ao ácido hialurônico na época.

Então, para enriquecer ainda mais o Blog Diogo Melo, vamos falar sobre o Aqualift a pedido de alunos e seguidores interessados em saber mais.

Afinal, o que é Aqualift?

O Aqualift é uma poliamida sintética, biocompatível com o organismo humano, também conhecida como hidrogel e que possui duas apresentações:

A de uso corporal para aumento de volume de regiões como glúteos e pernas. E a de uso facial para preenchimento.

Quando ele chegou no Brasil há cerca de 7 anos atrás, predominava o uso do PMMA e do gel de ácido hialurônico.

Na época o valor cobrado por 1ml de gel de ácido hialurônico era exorbitante. Isso dificultava o trabalho dos profissionais e também a aceitação do público por conta do preço dos procedimentos.

Porém, o custo por 4ml de hidrogel era de R$450 em média e o tornava mais viável em comparação aos seus famosos concorrentes.

Além do custo viável ainda era polivalente, ou seja, podia ser utilizado em multicamadas como derme, hipoderme, subcutâneo.

Sendo assim, o produto causou um boom no mercado e o que já era bom para uso corporal, ganhou a atenção dos profissionais de harmonização facial.

Eu mesmo usei bastante o Aqualift enquanto era legal por aqui e obtive excelentes resultados na face de diversos pacientes.

Mas como as vezes o que é bom dura pouco – apesar de estarmos falando de um volumizador de longa duração – te conto a seguir o motivo de não podermos mais contar com este fármaco no mercado brasileiro.

Qual é a origem deste produto?

O Aqualift era fabricado na Ucrânia, importado e distribuído pela empresa Rejuvene Medical no Brasil.

Porém, a fábrica foi destruída durante uma guerra e os Ucranianos não tinha mais como produzir o produto.

Então, a licença da ANVISA para uso dele no nosso país foi cancelada após esta fatalidade.

Com isso os demais produtos de preenchimento corporal e facial passaram a ser largamente procurados. O que se mantém até hoje, a variedade de marcas foi crescendo e, consequentemente, permitiu melhores preços.

Para que ele serve?

Na harmonização facial o Aqualift já foi muito utilizado em procedimentos de volumetria, contorno, correção estético facial importante, entre outros.

Trata-se de um material de ótima viscoelasticidade, modelagem e permanência no tecido que produz belos resultados.

Quando digo que ele é um produto de longa duração, estamos falando de algo em torno de até 5 anos, devido ao seu poder de aderência no local implantado que permite resultados duradouros.

Além de biocompatível e absorvível, não é migratório. O que faz dele uma bela alternativa ao uso do polimetilmetacrilato (PMMA) que é definitivo.

Isso quer dizer que pacientes com Aqualift na face podem receber aplicação de gel de ácido hialurônico?

Sim, o seu paciente que fez uso deste fármaco no passado pode fazer preenchimento com gel de ácido hialurônico, sem problemas.

E você pode trabalhar tranquilo, com segurança pois é um produto biocompatível.

Ao contrário do PMMA que é permanente, não absorvível pelo organismo e deve ser respeitado.

Afinal, após ser aplicado cria-se uma cápsula fibrosa em volta do produto, que impede sua migração e deformidades por deslocamento. Mas caso ocorra o rompimento da cápsula ele será fagocitado e causará sérios problemas.

Por isso seja prudente, investigue se o paciente possui algum produto permanente na face antes de indicar ou fazer procedimentos.

Há pessoas que receberam aplicação de Aqualift e o produto não foi completamente absorvido?

Sim, pois muito provavelmente receberam a aplicação em derme superficial que deixou pequenos nódulos.

Pode ser um nódulo do produto, ou uma pseudo fibrose criada ao longo do tempo por processo inflamatório e deposição de fibroblastos.

Há pacientes que apresentam reação tardia até hoje, de tempos em tempos nas baixas de imunidade, o organismo reconhece o produto e causa edema na região.

Algo perfeitamente tratável com auxílio de Prednisona e que não gera problemas.

Evite problemas, estude comigo!

É isso mesmo caro leitor, eu te convido a estudar comigo e evitar problemas no seu dia a dia clínico, através dos Cursos Online do Portal Diogo Melo.

Principalmente se você ainda se sente inseguro para trabalhar com preenchimento facial e deseja dominar as técnicas de aplicação em todas as regiões da face.

Parece algo difícil, uma estrada longa, mas não vou mentir e dizer que da noite para o dia você será um mestre na HOF.

A minha única certeza é de que SEGURANÇA SE CONQUISTA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO. E nisso eu posso te ajudar, então conte comigo.

Evite problemas, torne-se um profissional mais seguro e mude a realidade do seu consultório para melhor.

Conheça o Curso Online de Imersão em Preenchimento Facial e o Curso de Anatomia e Intercorrências agora mesmo.

Um grande abraço,
Professor Diogo Melo.

Deixe seu comentário

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!