<-- Inicio Active -->
diogo-melo-harmonizacao-orofacial

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

 

Para Alavancar ainda mais os Resultados
dos seus pacientes e do seu Consultório.

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

Veja a Primeira Aula ao Vivo do Curso Online Turma 2ª!!

Fico muito feliz de poder novamente estar com você aqui, no nosso canal conversando sobre toxina botulínica e preenchimento facial, desenvolvemos este material didático para aqueles colegas que eventualmente não puderam estar conosco no dia da aula ao vivo, então vamos lá:

Veja o vídeo GRAVADO da aula abaixo:

Primeiro tópico: Área de atuação do Cirurgião dentista

O CFO liberou a Toxina Botulínica na Odontologia e foi publicado no Diário Oficial da União uma nova alteração na resolução 112/2011 que traz a no seu Art 2º “O uso da Toxina Botulínica será permitido para procedimentos odontológicos e vedado para fins não odontológicos”, Segundo ANVISA, Resolução RDC nº 138, de 29 de maio de 2003, todos os medicamentos cujos grupos terapêuticos e indicações terapêuticas não estão descritos na Lista de Grupos e Indicações Terapêuticas Especificadas (GITE), são de venda sob prescrição médica ou seja insto inclue e ampara legalmente o cirurgião dentista, sendo esta mais uma aliada para os mais diversos tratamentos das disfunções e deformidades orofaciais, vamos saber um pouco mais sobre o uso da toxina.

Um dos tratamentos mais recentes, empregado na terapêutica odontológica para atenuar problemas de assimetria facial, é a utilização da Toxina Botulínica. A substância, como sabido, é muito conhecida no meio estético por prevenir o envelhecimento. Contudo, em razão possuir também ação terapêutica, vem sendo utilizada por cirurgiões dentistas para melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

O biomédico esteta é o profissional da saúde legalmente habilitado e reconhecido para comprar e aplicar a toxina botulínica para fins estéticos em território nacional. Além disso, no final do ano passado foi encaminhado ao CFBM o DOSSIÊ dos MEDICAMENTOS pela SBBME, foi publicado em Diário Oficial da União a RESOLUÇÃO Nº 214, DE 10 DE ABRIL DE 2012, que dispões sobre os medicamentos, com a finalidade de assegurar ainda mais a atuação dos biomédicos na estética.

Recentemente houve a liberação do ácido hialurônico que é uma substancia produzida fisiologicamente em nosso organismo, trata-se de um líquido viscoso altamente solúvel em água a maior parte encontrada na pele, o que confere ao órgão volume, sustentação, hidratação e elasticidade.

Foi vinculado no Diário Oficial da União Nº 71, segunda-feira, 14 de abril de 2014 que em reunião realizada no dia 27 de março de 2014, o presidente do CFO – Conselho Federal de Odontologia, fez modificações na RESOLUÇÃO Nº 145, que fala sobre a liberação do ácido hialurônico na odontologia, Alterando a redação do artigo CFO-112 /2011

“Art. 1 Permitir o uso do acido hialurônico em procedimentos odontológicos, com reconhecida comprovação cientifica…..”

O cirurgião-dentista pode prescrever qualquer classe de medicamentos que tenha indicação comprovada em odontologia, inclusive os de uso controlado. Porém, o profissional deve ter conhecimento farmacológico da medicação prescrita, bem como, seus adversos, possíveis interações, indicações e contraindicações.

Segundo tópico:  Introdução a pele

Como a sua pele protege você?  A pele é o maior órgão do corpo humano e exerce diversas funções importantes para a sua saúde. Entre elas, a de proteção do organismo.  Estas ações protetoras se manifestam de várias formas e não necessariamente dependem da espessura da pele e da sua resistência aos traumas.  As ações de proteção estão relacionadas à manutenção da hidratação, temperatura corporal e imunidade, entre outras, como veremos abaixo:  A pele protege o corpo e os órgãos internos contra injúrias;

Quanto mais escura, mais protegida. Por isso, pessoas de pele clara tem menos proteção e devem tomar mais cuidado em relação à exposição solar;  A pele aumenta a sua espessura em áreas de maior atrito, como a planta dos pés e palmas das mãos, tornando-a mais resistente aos traumas;  A camada mais profunda da pele serve como reservatório energético, fornecendo nutrientes para a sobrevivência em situações de privação alimentar.

Terceiro tópico: Como surgem as rugas?

As rugas surgem primeiramente na derme, a camada intermediária entre a epiderme e hipoderme. Nessa fase são denominadas dinâmicas, pois só aparecem com a contração muscular. Com o tempo elas passam a ser perceptíveis a olho nu, tornando-se estáticas e atingindo também a epiderme.

Quando envelhecemos, a elastina, o colágeno e o ácido hialurônico (hidratante natural) diminuem.  A mulher percebe esse efeito principalmente  nos 5 anos após a menopausa, quando o colágeno pode diminuir mais que 30 por cento. Porém, nem sempre envelhecer significa ter a pele enrugada e flácida. Tanto a flacidez como as rugas podem ser evitadas.

Os hábitos de vida são importantíssimos para a prevenção das rugas e linhas de expressão. A alimentação deve ser rica em alimentos antioxidantes e líquidos (de preferência água, ela hidrata a célula). Cremes hidratantes para cada tipo de pele também auxiliam na hidratação. O fumo, o estresse e grande exposição aos raios do sol, e a queda de estrogênio (menopausa) são agravantes que contribuem para o desenvolvimento das rugas.

Espero que essas informações possam ser uteis ao colegas, grande abraço e até nosso próximo encontro, abraços.



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


BUSCA NO BLOG

foto-diogo-melo-blog

Dr. Diogo Melo

Professor do Instituto Famma em São Paulo, Cirurgião Dentista CRO-MT 4365, Coordenador do Curso de Harmonização Orofacial e Capacitação em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, Fios de Sustentação e Peeling Químico. Ministrado em São Paulo e Cuiabá.

ASSUNTOS DO BLOG

Cadastre e junte-se aos mais 14,076 Profissionais da Saúde que estão melhorando seus Resultados Clínicos!

diogo-melo-harmonizacao-orofacial-2